domingo, 16 de maio de 2010

Origem do futebol

Origem do Futebol e da Copa do Mundo

A Taverna Freemason
      O futebol teve sua origem em uma histórica reunião realizada na Taverna Freemason, em Great Queen Street, Londres, em 26/10/1863, quando foi criada a The Football Association, a federação de futebol da Inglaterra. No início, foi praticado em alguns colégios e clubes britânicos, seguindo as regras ainda imprecisas do organismo oficial que regia o novo esporte em todo o País. Assim, o primeiro jogo internacional teve lugar em uma tarde chuvosa de 30/11/1872, em Glasgow: um empate de zero a zero entre Inglaterra e Escócia. A partir deste começo, o futebol passou a se espalhar rapidamente por todo o continente europeu, vindo em seguida a descobrir novos continentes. Em 1880, chegava ao Canadá. Em 1882, ao Uruguai. E no ano de 1895, o novo e apaixonante esporte bretão desembarcava no Brasil e na Argentina.
A Fundação da FIFA
      No início do século XX, o futebol era praticado por federações nacionais amadoras. As partidas amistosas entre as seleções nacionais eram armadas às pressas, na base do improviso. Foi quando o holandês Karl Hirschmann tornou-se o primeiro homem a pensar num organismo internacional que juntasse todas as federações nacionais e que pudesse organizar um campeonato mundial. Naquela época, desde 1872, as quatro seleções do Reino Unido disputavam anualmente a chamada “The Cup”, um importante torneio cuja taça era entregue ao capitão da seleção campeã pelo primeiro-ministro. Impressionado com o sucesso daquela competição, Hirschmann então sonhava com uma “Cup” com dimensões mundiais. Com base nesse sonho, ele conseguiu o apoio de representantes de outras nações européias, que culminou na fundação da FIFA, em 21/05/1904, em Paris. Os Países fundadores foram França, Holanda, Espanha, Suíça, Bélgica, Dinamarca e Suécia. O primeiro presidente eleito foi o francês Robert Guérin.
A Idéia da Copa do Mundo   
Jules Rimet
      Após sua fundação, a FIFA realizou vários congressos visando a organização de um campeonato mundial. Porém, devido a conflitos de interesses, muitas propostas revelaram-se inviáveis à medida que a entidade tornava-se cada vez maior. Veio então a I Guerra Mundial, e o sonho da Copa do Mundo ficou mais distante. Até então, a FIFA, se limitava a organizar a cada quatro anos o torneio de futebol dos Jogos Olímpicos. Após a guerra, no congresso de 1920, o francês Jules Rimet, um homem com a idéia fixa na criação da Copa do Mundo, foi eleito presidente da FIFA. Nos anos 20, o profissionalismo no futebol já era conhecido em toda a Europa, e Rimet sabia que o torneio dos Jogos Olímpicos já não representava um autêntico confronto de forças. Dessa maneira, depois de mais alguns anos de intenso processo de convencimento dos dirigentes mundiais do esporte, no congresso de 1927, em Helsinque, foi finalmente aprovada a proposta de criação da Copa do Mundo, sendo essa a primeira vez que tal denominação foi oficializada. Foi decidido também que a Copa seria disputada a cada quatro anos. No congresso do ano seguinte, durante os Jogos Olímpicos de Amsterdã, foram escolhidos o ano e o país-sede da primeira Copa do Mundo: 1930 e Uruguai.
      As razões da escolha do Uruguai foram: o prestígio obtido pelo futebol daquele País após a conquista do bicampeonato olímpico, em 1924 e em 1928; o fato de em 1930 o Uruguai estar comemorando o centenário de sua independência; e, por último, mas não menos importante, as garantias dadas pela AUF, a associação de futebol daquele País, às demais federações de pagar suas passagens e estadias, bem como dividir com as mesmas os possíveis lucros gerados pela competição. Porém, nem todas as federações gostaram da escolha do País sul-americano para sediar o primeiro certame mundial. Assim, Espanha, Hungria, Suécia e Itália desistiram de participar da competição.

A Taça

 Para simbolizar a Copa do Mundo, Jules Rimet encomendou ao artesão francês Abel Lefleur a confecção de um troféu de ouro e liga de prata sobre uma base azul de lápis lazuli, com 3,8 kg de peso e 35 cm de altura, cujos gastos finais totalizaram 50 mil francos, uma fortuna para a época. A taça tinha a forma octogonal, apoiada por uma figura alada representando Niké, deusa grega da vitória, sobre um pedestal em cuja base eram gravados os nomes dos Países campeões. A taça, que seria rebatizada em 1946 com o nome de Jules Rimet, tinha posse transitória até que algum País vencesse a competição por três vezes, consecutivas ou não, o que viria a acontecer com o Brasil em 1970.

Nenhum comentário:

Postar um comentário