domingo, 27 de junho de 2010

Médico alerta sobre os riscos para atletas de fim de semana

Com o embalo da Copa do Mundo e o Brasil inteiro parando para assistir aos jogos da seleção, muitos torcedores acabam querendo também dar as "pedaladas", fazer gols e correr pra torcida no futebol com os amigos nos campinhos. Porém, os "atletas" de final de semana, devem tomar cuidado, antes de calçarem as chuteiras e entrarem no campo para não ficarem de "molho"no departamento médico, com lesões e fraturas muito comuns para os atletas amadores.

De acordo com o médico fisiatra, Maertelink Rêgo, que há mais de 30 anos atua no departamento médico do América Futebol Clube, uma pessoa que começa a praticar o futebol sem a devida orientação médica, fica mais exposta a sofrer lesões. "As principais áreas afetadas são as musculares e articulares, rompimento de ligamentos e fraturas podem acontecer com mais facilidade", explicou Maertelink.

O médico do América afirma que para se começar as "peladas" ainda que seja só nos finais de semana, é preciso que os atletas amadores desenvolvam alguma atividade regular para condicionar o corpo ao desgate físico. "É importante manter uma atividade física com frequencia, como caminhadas e corridas e sempre fazer alongamento dos músculos, antes e depois dos exercícios físicos", afirmou Maertelink.

Outras formas de prevenção de contusões de acordo com Maertelink Rêgo, dependem do uso de calçados adequados, equipamentos de proteção como caneleiras, roupas leves e boa hidratação durante o jogo.

Problemas cardíacos

Segundo o último levantamento do Ministério da Saúde realizado no ano passado, Natal é a capital brasileira onde há mais sedentários, 32% dos natalenses não praticam um esporte regularmente. O chefe do Departamento Médico do ABC, Roberto Vital, também destaca a prevenção que deve ser observada dos riscos cardiosvasculares que podem levar à morte, principalmente para as pessoas sedentárias. "O exercício físico do futebol para uma pessoa que não tem um condicionamento apropriado é muito arriscado para o coração. Já que pode levar ao aumento da pressão arterial e ocasionar problemas cardíacos mais frequentes são arritmia cardíaca e infartos", explicou Roberto Vital. Até mesmo jogadores profissionais, que não passaram por exames cardiovasculares adequados foram a óbito enquanto disputavam partidas. Roberto Vital lembra a necessidade da avaliação cardiológica e ortopédica para se começar a jogar com mais segurança. "É a primeira coisa a se fazer é procurar a orientação médica e no de sentir cansaço durante a atividade respeitar os limites do corpo", lembrou Roberto Vital.

Dicas para os peladeiros

Homogeneizar o grupo de praticantes
Fazer alongamento
Não esquecer o aquecimento
Usar calçado adequado
Utilizar equipamentos de proteção
Cuidar da alimentação e hidratação
Controlar taxas de colesterol, glicemia e pressão arterial
Praticar atividades físicas pelo menos três vezes por semana
Respeitar os sinais de cansaço do corpo
Principais Lesões
Luxação - Principalmente nos ombros
Tendinite - Principalmente nos músculos
Entrose - Joelhos e Tornozelos
Fraturas - Região Óssea dos membros

Por Júlio César Rocha, do Diário de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário