quinta-feira, 15 de abril de 2010

Histórias do futebol potiguar

  • - O ex-presidente da república, Café Filho, já jogou profissionalmente como goleiro do Alecrim e pelo Atheneu, no ano de 1915.
  • - Souza, grande jogador do América, que é natural de Itajá-RN proximo a Assu, foi campeão da Copa América pela Seleção brasileira antes do tetra.
  • - O craque tri-campeão do mundo Rivelino também já vestiu a camisa de um clube potiguar. Foi em 1979, quando o garoto do parque, aos 33 anos, vestiu a camisa do ABC em um amistoso contra o Vasco da Gama. Rivelino foi substituído no segundo tempo por Macunaíma.
  • - Em 4 de fevereiro de 1968, o Alecrim teve a honra de contar com Garrincha que por uma única partida, ele jogou com a camisa 7 do time alvi-verde em uma partida amistosa contra o Sport de Recife. O Público foi superior a 6 mil pagantes e a renda foi de Cr$ 21.980,00.
  • - Foi num Poti-Ba ou Potiba, que seria registrado pela primeira vez na história do futebol potiguar um gol de goleiro, de trave a trave. Há quem diga que foi o primeiro gol direto de trave a trave na história do futebol brasileiro. Isto ocorreu no dia 17 de fevereiro de 1963. O autor da façanha foi o arqueiro do Baraúnas, Xavier Oliveira.
  • - Nos primórdios do futebol no nosso estado, antes mesmo da fundação do ABC, do América e do Alecrim em 1915, um dos filhos do famoso aeronauta Augusto Severo, após disputar uma partida de futebol, repousou por algum tempo sobre a grama molhada. Foi o suficiente para que o mesmo contraísse pneumonia dupla e viesse a falecer alguns dias depois. Em consequência, a população natalense, horrorizada, repudiaria o futebol durante um longo tempo.
  • - O juiz que expulsou o seu assistente. O fato inédito ocorreu em Natal em 31 de janeiro de 1968 no estádio Juvenal Lamartine, durante partida disputada entre América de Natal e Santa Cruz de Recife.
  • - A primeira transmissão radiofônica de uma partida de futebol na cidade de Natal aconteceu em 21/11/1941, durante a partida ABC 2 x Santa Cruz 2. O jogo foi transmitido pela então Rádio Educadora de Natal (REN), hoje Rádio Poti. O narrador foi Manoel Fernandes de Oliveira, também conhecido com Leléo.
  • - Scala, grande jogador do américa, jogou na seleção brasileira durante as eliminatória a copa de 70 , ele integrava as chamadas feras de Saldanha.
  • - Danilo menezes, ex jogador do ABC, esteve presente no jogo Vasco x Santos, quando pelé fez o go mil, naquela oportunidade o atleta jogava pelo Vasco da Gama.
  • - A primeira partida de futebol no RN, foi ABC x América. O jogo foi em 26 de Setembro de 1915 em um campo improvisado onde hoje fica a Praça Pedro Velho (Praça Cívica), em frente da vila cincinate, na época a residência oficial do governo do Estado (atualmente funciona o centro de ensino supletivo Filipe Guerra).

Nenhum comentário:

Postar um comentário